Inclusão de Deficientes
Este é um tema complexo e que ao longo do tempo tem trazido à luz, a situação em que vivem milhares de pessoas pelo mundo. No Dia 11 de outubro é o Dia do Deficiente. Como na maioria das causas de exclusão social, são necessárias datas comemorativas, ou melhor, que chamem a atenção e despertem o interesse das pessoas para as discussões e tentativas de minimizar o sofrimento que a maioria das pessoas com algum tipo de deficiência sofrem.
A discriminação é uma delas. E estou falando de discriminação mesmo.
Discriminam o deficiente por ser diferente, por necessitar de adaptações especiais para uma melhoria na qualidade de suas vidas. A sociedade em geral é muito cruel com todas as diferenças.
Vemos todos os dias os abusos cometidos contra idosos, negros, pobres, índios, gays, mulheres...e por aí vai. Imaginem o que passam as pessoas que tem alguma deficiência física ou mental e além disto são negros, índios, idosos, pobres, gays, mulheres...
Estas são as discriminações associativas, onde as pessoas são julgadas e excluídas por terem alguma "diferença" física e diferença social.
O que temos para comemorar no Dia do Deficiente é que muito trabalho tem sido feito para incluir estas pessoas, como seres humanos normais, em nossa sociedade. Várias instituições tem alcançado grande sucesso, pois devolvem a alto-estima, a vontade de viver e fazem estas pessoas acreditarem que continuam a ser merecedoras de respeito e dignidade.
Muitos nos dão uma grande lição de vida com as superações diárias, que vão além do preconceito, como a falta de acessibilidade na maioria dos locais públicos.
O que falta realmente são políticas públicas sérias e não eleitoreiras e partidárias. O que falta é RESPEITO e SOLIDARIEDADE. O que faltam são VALORES e PRINCÍPIOS ÉTICOS.
Mas, ninguém está livre de um belo dia, esbarrar em alguma barreira que transforme suas vidas e de seus familiares, em situações como as que passam os deficientes, nem os políticos.
O meu respeito, o meu amor, a minha solidariedade sempre, a minha participação na luta por melhores condições de vida e transformação da sociedade. Aos amigos, aos conhecidos e não conhecidos, que estão enfrentando alguma deficiência, força, fé e coragem, porque temos grandes exemplos de que deficientes sempre são eficientes e GENTE!
bj
Rudáia
Rudáia,
ResponderExcluirÉ bom ver pessoas envolvidas com a causa de outros, mesmo sem estar diretamente vivendo o problema. É uma experimentação da compaixao, da solidariedade e da busca de uma justiça igualitária, assim como por direitos sociais que devem reger as políticas.
Ocorre que esse modo de viver em sociedade e que vem configurar a política, nem sempre se expressa em políticas públicas. Ai, o máximo que vemos são ações assistencialistas, caridosas, que podem ter seu valor, mas não contribuem para a auto-estima e potência das pessoas. Muito menos para a sua liberdade. E liberdade com direito é muito bom! Parabéns pela iniciativa! Marilu Medeiros