Calçados de aço ou calçadas dignas?

Que coisa muito séria conseguir caminhar pelas ruas das cidades, falo principalmente da minha, Porto Alegre. Temos tantos buracos e calçadas com desníveis perigosos que resolvi escrever um pouco sobre isto.

Parece um tanto fútil pensar nos meus calçados, mas afinal de contas quem os paga sou eu. Vocês já notaram que um salto dura pouquíssimo, principalmente quando temos que nos deslocar diariamente pela cidade. E isto não quer dizer caminhar o tempo todo, podemos utilizar um carro, taxi, ônibus ou lotação, mas de qualquer forma em algum momento vamos ter que colocar os pezinhos no chão e encarar a buraqueira da cidade.

Caminhar no centro então é um desafio, uma missão quase impossível, com pressa então, socorro!!! Os saltos, tanto os mais finos quanto os mais grossos acabam trancando nas crateras que chamamos de buracos, o que nos causa torções,grande desconforto e muitos micos. Sem falar na situação em que chegamos ao local de destino, que muitas vezes é uma reunião de negócios ou até uma entrevista de emprego, arrasados.

Uma vez escutei uma pessoa criticando que o gaúcho que mora na terra do calçado, até se veste bem, mas que quando olhamos para os pés, nos deparamos com calçados empoeirados, com as pontas descascadas e o salto, puxa vida, o salto, quando não está totalmente arrasado, está muito perto disto. Gostaria de convidar este cidadão a fazer esta maratona diária nas nossas ruas.

Você já tentou caminhar bem rápido nas calçadas de sua cidade esburacada sem torcer o pé, cair, ou pelo menos se desequilibrar? Eu não. Pior, a cada dia os buracos vão aumentando e o descaso das autoridades com esta situação só piora.

Como é que podemos começar a falar em acessibilidade universal, o que dá direito a todo o cidadão portador de alguma deficiência de ir e vir de forma segura se nós, que não temos alguma deficiência, temos que fazer uma verdadeira maratona. A sociedade civil acaba deixando por isto mesmo. Vamos falar,mandar muuuitos emails aos nossos governantes, incomodar mesmo!

Gente não vamos nos acomodar, não. Como vocês imaginam os cegos, as pessoas idosas e os cadeirantes tento acesso a sua cidade. Tendo o direito, que também é deles, de frequentar prédios públicos, de percorrer as ruas da cidade, afinal todos pagam impostos, como podem fazer isto de forma digna?


Nunca se omita de assuntos que hoje parecem não ter muito a ver com você, mas o tempo passa e você provavelmente tem parentes, amigos e um dia também terá algumas limitações físicas que sentimos com o passar dos anos. Portanto isto tudo não está tão longe assim da gente.

Participe, diga que locais da sua cidade, por este Brasil, está nesta situação e vamos unir forças e cobrar das autoridades e dos moradores, já que as calçadas são de responsabilidade dos proprietário, você sabia disto?

Aguardo sua opinião!
bj
Rudáia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os covardes

Saudações!

Semana de Mobilização Nacional de Doação de Medula Óssea