Cidadania e Responsabilidade

A maior parte das pessoas age no piloto automático. Diariamente quando saímos às ruas, se prestarmos atenção nas pessoas, veremos corpos andando rapidamente, ou carros com "bonecos" pilotando. A impressão que a gente tem é que as almas foram roubadas. Só isto justificaria a falta de interesse pelo próximo, pelos animais e pelo nosso meio ambiente.

Tudo acontece exatamente igual todos os dias. As mesmas pessoas, fazendo as mesmas coisas. O tempo passando e nada muda. Nada faz aqueles olhos que estão naqueles corpos, brilharem. O que seria isto? Eu arrisco dizer que é falta de amor. Quem tem amor, tem brilho, tem vida.

E é tão simples amar. Basta olhar. Mas, olhar e ver. Olhar e sentir. Olhar e ter vontade de participar, de se envolver, de compartilhar.

Nós somos responsáveis uns pelos outros, disso não tenho a menor dúvida. mas quando é que a "ficha" vai cair?

Ser cidadão é isto. É manter vivos os nossos deveres, em primeiro lugar e também os nossos direitos. É participar, não se eximir de responsabilidades. Ser um, mas ser todos ao mesmo tempo. Ser conjunto.

Eu não gostaria de continuar a ver todos os dias muitos "zumbis" caminhando, dirigindo, fazendo compras, indo ao cinema, indo aos parques. Eu quero ver olhos brilhando, sorrisos no rosto e corações emocionados, com vontade de viver, de participar, de agir, de ajudar.

Seria sonho? Espero que não!

Um beijo,
Rudáia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semana de Mobilização Nacional de Doação de Medula Óssea

Os covardes

Saudações!